Building SPP Building SPP

O PROJETO

O projeto Building-SPP (2010-2013) é financiado pelo Programa LIFE+ e pretende desenvolver e implementar atividades que resultem na promoção e integração de práticas de compras sustentáveis ​​nos municípios de Portugal e Grécia. As Compras Públicas sustentáveis podem contribuir significativamente para atingir compromissos decorrentes de estratégias sociais, ambientais e económicas das organizações. O projeto tem como principal objetivo criar capacidade básica em Compras Sustentáveis em Portugal e na Grécia através de:

- Assistência às autoridades públicas na definição de uma estratégia de compras que contribua para as suas políticas ambientais e sociais

- Fomentar a cooperação entre autoridades públicas

- Promover o envolvimento das autoridades públicas e dos fornecedores

 

REDE DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS

A Rede de Compras Sustentáveis Procura+ Portugal é uma das tarefas centrais do projeto e consiste na constituição duma rede de cooperação entre autoridades públicas para troca de boas práticas, formação e disponibilização de informação sobre Compras Sustentáveis.

Atividades da rede:

- Website/plataforma de comunicação para partilha e disponibilização de informação

- Reuniões regulares

- Workshops temáticos

- Atividades de formação

Junte-se a nós!

 

No âmbito do projecto GPP 2020 - Compras para uma economia de baixo carbono, o LNEG implementa aqui uma Helpdesk de apoio às compras públicas de baixo carbono em portugal. Caso deseje implementar um procedimento de compras de baixo carbono pode entrar em contato com a equipa do LNEG para esta lhe fornecer assitência no desenvolvimento de critérios e outros aspectos associados a esta temática.

Para saber mais vá até Helpdesk

Para saber mais sobre o projeto GPP 2020 clique aqui.


RESULTADOS DO PROJETO

O projeto Bulding SPP foi concluido em setembro de 2014. De forma a atingir os seus objetivos o projeto executou uma série de atividades e os resultados obtidos confirmam o seu sucesso e o potencial de crescimento das Compras Públicas Sustentáveis em ambos os países. Todos os parceiros estão muito satisfeitos com os resultados obtidos e irão fazer uso da experiencia adquirida para continuarem a promover as CPS através da sua prática direta ou ao apoiarem outras organizações e partes interessadas nas suas incursões por esta área.

Video do projeto

Veja agora o video do projeto Building SPP e fique a conhecer a experiência em primeira mão dos nossos parceiros públicos!

(Nota: O video tem legendas em inglês, português e grego. selecione a sua preferência ao clickar no butão de "Definitions"  no leitor youtube.)

Uma síntese geral do projeto e dos resultados obtidos está disponível no Relatório para leigos e no Relatório Final do Projecto>>>

Abaixo nesta página apresentamos um resumo das atividades e resultados do projeto. Todos os documentos e relatórios referentes a estas atividades podem ser consultados na página de Documentos.

Relatório para leigos do projeto Building SPP (Layman's report)

>> Redes de Compras Sustentáveis
>> Envolvimento do Mercado
>> SPP Toolbox
>> Projetos-Piloto
>> SPP Training Package
>> Recomendações
>> Comunicação e Disseminação


REDES DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS

Uma das ações fundamentais do projeto foi o estabelecimento de Redes de Compras Sustentáveis em Portugal e Grécia para promover:

  • Cooperação entre autoridades públicas e troca de experiências;
  • Capacidade básica em CPS em compradores públicos e outros técnicos;
  • Sensibilização dos gestores de topo das autoridades públicas para os benefícios das CPS;
  • Disseminação das melhores prátic

Resultados

  • A criação das redes Procura+ Portugal (33 organizações públicas participantes) e Procura+ Grécia (114 representantes de autoridades locais). Atividades das redes envolveram: reuniões regulares, workshops temáticos, tópicos de discussão selecionados e formação dos compradores em CPS.
  • Catálogo de Boas Práticas –  participação de várias organizações nas redes permitiu a recolha de 22 boas práticas de CPS Portuguesas e 8 Gregas. Este catálogo permitirá a qualquer organização pública procurar inspiração e exemplos para iniciar ou melhorar as suas práticas de CPS.  

Para mais informação e relatórios sobre as atividades desenvolvidas vá para a Ação 2. Redes de Compras Sustentáveis.

Pode aceder ao Catálogo de Boas Práticas em:

>> Portugal

>> Grécia (em inglês)


ENVOLVIMENTO DO MERCADO

 O projeto promoveu ações de discussão entre compradores públicos e fornecedores sobre possíveis critérios ambientais e sociais a integrar nos processos de compras.

Atividades realizadas

Definição dos produtos e serviços prioritários e identificação de fornecedores chave;

  • Criação de grupos de trabalho para categorias específicas de produtos/serviços;
  • Discussão de critérios de sustentabilidade e formas de verificação

Resultados

Como resultado deste trabalho, as equipas to projeto compilaram um estudo da capacidade dos mercados Português e Grego para cumprirem os critérios ambientais GPP da UE e critérios sociais para as seguintes categorias de produtos e serviços: 

  • Papel gráfico e de cópia
  • Produtos e serviços de limpeza
  • Equipamento informático cópia e impressão
  • Produtos alimentares e catering
  • Construção (só Portugal)
  • Iluminação pública (só Grécia)

Pretende-se que este estudo possa informar não só as organizações que desenvolvem os critérios ambientais, mas, também, facilitar o trabalho das autoridades públicas que estejam interessadas em CPS, ao fornecer-lhes informação sobre quais os critérios de maior e menor dificuldade de cumprimento pelos fornecedores

A acompanhar este estudo está um conjunto de relatórios sobre definição de categorias prioritárias, estudos de mercado e critérios de sustentabilidade nas compras.

>> Para aceder a esta informação vá para a Ação 3. Envolvimento de Mercado.


SPP TOOLBOX

Um dos principais resultados do projeto é a SPP Toolbox, uma ferramenta para guiar passo-a-passo a implementação das compras sustentáveis em autoridades locais e organizações públicas ao nível estratégico e operacional. A ferramenta está disponível em formato de aplicação web e é de acesso gratuito para todas as autoridades públicas, sendo apenas necessário o registo do utilizador. Está disponível em português, grego e inglês.

>> Para mais informações vistie o website da SPP Toolbox


PROJETOS-PILOTO

A SPP Toolbox foi testada e aplicada nas cinco autoridades locais parceiras do projeto em Portugal e Grécia. Neste contexto, cada parceiro implementou um projeto-piloto em que utilizou a SPP Toolbox para desenvolver uma estratégia de CPS na sua organização. Tal possibilitou avaliar o crescimento destas organizações em matéria de CPS ao longo do período de implementação dos seus projetos-pilotos e observar como estão a progredir de forma a atingirem os resultados definidos pela sua política de CPS, em si um dos resultados da implementação da estratégia.

Resultados

Cada uma das cinco autoridades locais desenvolveu:

  • Uma Política de Compras Sustentáveis;
  • Um Plano de Ação de Compras Sustentáveis;
  • Formação;
  • Atividades de envolvimento dos fornecedores;
  • Monitorização e reporting;
  • Procedimentos de compras sustentáveis – 9 no total:

Portugal

Grécia

>> Informação detalhada sobre cada um destes projetos-piloto pode ser descarregada na Ação 5. Projetos-Piloto na página de Documentos ou seguindo as ligações acima.


SPP TRAINING PACKAGE

 O SPP Training Package é um documento que contém material de formação sobre Compras Sustentáveis e visa gestores de topo, políticos, técnicos de compras e/ou de outros departamentos. O documento está disponível em Português, Grego e Inglês. 

>> Descarregue o SPP Training Package ou aceda-lhe no formato e-book .


RECOMENDAÇÕES

Building SPP procurou fazer contribuições à escala macro. Para tal, foram realizadas ações para recolher um conjunto de recomendações  para os Planos de Ação em Compras Ecológicas de Portugal e Grécia e para as políticas CPS em geral.

Os parceiros técnicos (LNEG em Portugal e ERS e EPTA na Grécia) desenvolveram as recomendações com base nas consultas que realizaram junto dos stakeholders em:

  • Reuniões das redes de Compras Públicas Sustentáveis;
  • Sessões de formação;
  • Reuniões com os grupos de trabalho da ação de envolvimento do mercado (Ação 3);
  • Um One-day Workshop dedicado especialmente ao tema das recomendações;
  • Conferência Final do projeto.

>> Aceda às recomendações para as Estratégias Nacionais de Compras:

>> Portugal

>> Grécia


COMUNICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO

A conceção do projeto incluiu uma estratégia de comunicação e disseminação do mesmo, de forma a assegurar a alta visibilidade do trabalho realizado e dos resultados obtidos no projeto a nível local, regional e internacional. Esta estratégia foi constituída por diferentes canais de comunicação (website, newsletter, imprensa, eventos, etc.), e a sua implementação prolongar‑se-á para lá da conclusão do projeto.

Resultados:

  • Website do projeto;
  • Listas de contatos de atores-chave na área das compras públicas;
  • Referências ao projeto nos meios de comunicação;
  • Promoção do projeto em conferências nacionais (portugal e grécia) e europeias;
  • Conferências organizadas:
    • Duas conferências a meio do projeto;
    • Duas conferências finais;
  • Panfletos informativos em inglês, português e grego:
  • Cd-rom SPP Toolbox e SPP Training package;
  • O livro "Compras Públicas Sustentáveis: Guia de formação para as autoridades públicas" foi publicado pelo LNEG no final do projeto e faz parte dos materiais produzidos no projeto. É baseado no SPP Training Package e e está especialmente preparado para as autoridades portuguesas. Será distribuído gratuitamente aos interessados na área das compras públicas como forma de promover as CPS e o projeto.
 

Conferências Finais

Building Ao longo do projeto foram realizadas 4 conferências, tendo decorrido duas em cada país e sendo divididas entre Conferência de meio do projeto e Conferência final.As conferências finais tiveram lugar em setembro de 2014 e anunciaram o fim do projeto.

Em Portugal Em Portugal a conferência final intitulada “Compras Sustentáveis: Um Desafio para a Administração Pública“, teve lugar a16 de setembro de 2014, no Museu do Oriente em Lisboa. esta consistiu num dia de apresentações, debates e workshops demonstrando as iniciativas e resultados do projeto, tal como o melhor que se pode fazer na área das Compras Públicas Sustentáveis (CPS) a nível nacional e europeu. O evento contou com a presença de 143 participantes, representantes tanto de organizações públicas como privadas e provenientes de varias áreas como por exemplo contratação pública, logística e ambiente. Para saber mais sobre a conferência final clique na ligações:
>> Resumo da Conferência Final em Portugal. 
>> Relatório Conferência Final em Portugal.

Na Grécia a conferência final teve lugar a 29 de setembro de 2014 em Atenas, no centro INNOVATHENS. À semelhança da conferência portuguesa esta também se debruçou sobre os resultados e lições aprendidas do projeto, procurando demonstrar e promover os benefícios das CPS não apenas para o setor público, mas também para o ambiente e sociedade como um todo. Adicionalmente, foi apresentada a nova plataforma de compras eletrónicas grega, e destacada a importância das empresas sociais e da inclusão de critérios de cariz social nas compras públicas. A conferência teve a participação de 72 pessoas, tendo contado com presença de altos representates dos governos local e central.
Mais informação sobre este evento pode ser acedida em:

 >> Relatório da Conferência final na Grécia (Em inglês).

>>Vá até Ação 8. Comunicação e DisseminaçãoAction 8. na página de Documentos para obter mais informações. Nesta página ser-lhe-á possível encontrar relatórios detalhados sobre sobre a estratégia de disseminação, conferências organizadas, panfletos informativos e outros materiais relevantes.



LNEG LIFE LNEG CM Torres Vedras CM Loures LIPOR ANCP ERS EPTA Municipality of Agia Elefsina
powered by formatoverde.pt